UFCD 0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos

25 horas

Esta formação visa ilustrar e fundamentar as mudanças que têm existido a nível do tema nas empresas, dando-lhes a conhecer as leis em vigor relativas ao tema. Lembre-se que: “todos os trabalhadores têm direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e saúde, … (Art. 281 do CT)

  • Profissionais que, pretendam aperfeiçoar/atualizar conhecimentos nesta área de formação.

  • Conhecer os princípios base da SHST e aplicar as principais ferramentas.

  • Identificar os principais problemas ambientais.
  • Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
  • Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
  • Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
  • Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
  • Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.
    •  

A Avaliação das aprendizagens assumirá três tipos, a saber:
Avaliação Diagnóstica – constitui uma forma privilegiada de identificar os conhecimentos e aptidões que os formandos possuem antes de iniciarem novas aprendizagens. Da mesma forma, é utilizada para se conhecerem as suas expectativas, as suas necessidades e as suas preferências. Como instrumento privilegiado será utilizada a ficha de avaliação diagnóstica num momento inicial da formação.
Avaliação formativa – decorrerá do processo de formação e não exclusivamente dos resultados, permitindo também o conhecimento da progressão na aprendizagem e constituindo o ponto de partida para a (re)definição de estratégias de aprofundamento de conhecimentos e competências. Neste processo serão privilegiados aspetos como a pontualidade e assiduidade, a atenção e participação, o empenho e a dinâmica envolvidos nas tarefas, avaliados através da observação participativa e da análise qualitativa das tarefas realizadas em cada uma das sessões. De forma a tornar o processo mais coerente e revelador, será utilizado como instrumento o portfólio de atividades individual, onde serão concentrados vários comprovativos dos conhecimentos e das competências adquiridas ao longo da formação, selecionados e incluídos ao critério dos formandos (e.g., textos fornecidos durante a formação ou recolhidos pelos formandos, trabalhos realizados nas sessões ou fora delas, entre outros).
Avaliação sumativa – ocorrerá enquanto síntese e consequência dos momentos e instrumentos utilizados em cada processo de avaliação, estando na base das decisões de aproveitamento em cada um/a, no que se incluem as provas de avaliação e os trabalhos realizados.
A avaliação das aprendizagens é realizada ao longo da formação, de acordo com as metodologias de avaliação e indicadores (comportamentais e técnicos) que a equipa formativa identifica como sendo os necessários para avaliar a prestação de cada formando(a). A avaliação das aprendizagens define-se por critérios quantitativos, de acordo com uma escala numérica 0-100.
A avaliação final da formação tem por base os seguintes critérios: 60% para a avaliação das competências desenvolvidas pelos formandos (através de um exercício de avaliação realizado em momento próprio) e 40% para a assiduidade.
O processo de avaliação da formação é desenvolvido pela entidade formadora, ficando à sua responsabilidade o desenvolvimento dos procedimentos necessários nesse sentido.

  • AMBIENTE
    • Principais problemas ambientais da atualidade
    • Resíduos
      • Definição
      • Produção de resíduos
    • Gestão de resíduos
      • Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
      • Estratégias de atuação
      • Boas práticas para o meio ambiente
  • SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
    • CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
      • Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
    • ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
      • Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
    • ACIDENTES DE TRABALHO
      • Conceito de acidente de trabalho
      • Causas dos acidentes de trabalho
      • Consequências dos acidentes de trabalho
      • Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
    • DOENÇAS PROFISSIONAIS
      • Conceito
      • Principais doenças profissionais
    • PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
      • Riscos biológicos
      • Agentes biológicos
      • Vias de entrada no organismo
      • Medidas de prevenção e proteção
      • Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
      • Ambiente térmico
      • Iluminação
      • Radiações (ionizantes e não ionizantes)
      • Ruído
      • Vibrações
      • Riscos químicos
        • Produtos químicos perigosos
        • Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
        • Vias de exposição
        • Efeitos na saúde
        • Classificação, rotulagem e armazenagem
        • Medidas de prevenção e proteção
      • Riscos de incêndio ou explosão
        • O fogo como reação química
          • Fenomenologia da combustão
          • Principais fontes de energia de ativação
          • Classes de Fogos
          • Métodos de extinção
        • Meios de primeira intervenção – extintores
          • Classificação dos Extintores
          • Escolha do agente extintor
      • Riscos elétricos
        • Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
        • Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
        • Medidas de prevenção e proteção
      • Riscos mecânicos
        • Trabalho com máquinas e equipamentos
        • Movimentação mecânica de cargas
      • Riscos ergonómicos
        • Movimentação manual de cargas
      • Riscos psicossociais
    • SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
      • Conceito
      • Tipos de sinalização
    • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
      • Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

Gostaria de fazer uma pré-inscrição na Formação UFCD 0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos