UFCD 0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos
25 horas
Esta formação visa ilustrar e fundamentar as mudanças que têm existido a nível do tema nas empresas, dando-lhes a conhecer as leis em vigor relativas ao tema. Lembre-se que: “todos os trabalhadores têm direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e saúde, … (Art. 281 do CT)
Profissionais que, pretendam aperfeiçoar/atualizar conhecimentos nesta área de formação.
Conhecer os princípios base da SHST e aplicar as principais ferramentas.
- Identificar os principais problemas ambientais.
- Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
- Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
- Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
- Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
- Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.
A Avaliação das aprendizagens assumirá três tipos, a saber:
Avaliação Diagnóstica – constitui uma forma privilegiada de identificar os conhecimentos e aptidões que os formandos possuem antes de iniciarem novas aprendizagens. Da mesma forma, é utilizada para se conhecerem as suas expectativas, as suas necessidades e as suas preferências. Como instrumento privilegiado será utilizada a ficha de avaliação diagnóstica num momento inicial da formação.
Avaliação formativa – decorrerá do processo de formação e não exclusivamente dos resultados, permitindo também o conhecimento da progressão na aprendizagem e constituindo o ponto de partida para a (re)definição de estratégias de aprofundamento de conhecimentos e competências. Neste processo serão privilegiados aspetos como a pontualidade e assiduidade, a atenção e participação, o empenho e a dinâmica envolvidos nas tarefas, avaliados através da observação participativa e da análise qualitativa das tarefas realizadas em cada uma das sessões. De forma a tornar o processo mais coerente e revelador, será utilizado como instrumento o portfólio de atividades individual, onde serão concentrados vários comprovativos dos conhecimentos e das competências adquiridas ao longo da formação, selecionados e incluídos ao critério dos formandos (e.g., textos fornecidos durante a formação ou recolhidos pelos formandos, trabalhos realizados nas sessões ou fora delas, entre outros).
Avaliação sumativa – ocorrerá enquanto síntese e consequência dos momentos e instrumentos utilizados em cada processo de avaliação, estando na base das decisões de aproveitamento em cada um/a, no que se incluem as provas de avaliação e os trabalhos realizados.
A avaliação das aprendizagens é realizada ao longo da formação, de acordo com as metodologias de avaliação e indicadores (comportamentais e técnicos) que a equipa formativa identifica como sendo os necessários para avaliar a prestação de cada formando(a). A avaliação das aprendizagens define-se por critérios quantitativos, de acordo com uma escala numérica 0-100.
A avaliação final da formação tem por base os seguintes critérios: 60% para a avaliação das competências desenvolvidas pelos formandos (através de um exercício de avaliação realizado em momento próprio) e 40% para a assiduidade.
O processo de avaliação da formação é desenvolvido pela entidade formadora, ficando à sua responsabilidade o desenvolvimento dos procedimentos necessários nesse sentido.
- AMBIENTE
- Principais problemas ambientais da atualidade
- Resíduos
- Definição
- Produção de resíduos
- Gestão de resíduos
- Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
- Estratégias de atuação
- Boas práticas para o meio ambiente
- SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
- CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
- Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
- ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
- Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
- ACIDENTES DE TRABALHO
- Conceito de acidente de trabalho
- Causas dos acidentes de trabalho
- Consequências dos acidentes de trabalho
- Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
- DOENÇAS PROFISSIONAIS
- Conceito
- Principais doenças profissionais
- PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
- Riscos biológicos
- Agentes biológicos
- Vias de entrada no organismo
- Medidas de prevenção e proteção
- Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
- Ambiente térmico
- Iluminação
- Radiações (ionizantes e não ionizantes)
- Ruído
- Vibrações
- Riscos químicos
- Produtos químicos perigosos
- Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
- Vias de exposição
- Efeitos na saúde
- Classificação, rotulagem e armazenagem
- Medidas de prevenção e proteção
- Riscos de incêndio ou explosão
- O fogo como reação química
- Fenomenologia da combustão
- Principais fontes de energia de ativação
- Classes de Fogos
- Métodos de extinção
- Meios de primeira intervenção – extintores
- Classificação dos Extintores
- Escolha do agente extintor
- O fogo como reação química
- Riscos elétricos
- Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
- Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
- Medidas de prevenção e proteção
- Riscos mecânicos
- Trabalho com máquinas e equipamentos
- Movimentação mecânica de cargas
- Riscos ergonómicos
- Movimentação manual de cargas
- Riscos psicossociais
- SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
- Conceito
- Tipos de sinalização
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
- Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual
- CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
Gostaria de fazer uma pré-inscrição na Formação UFCD 0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos